O farelo de trigo é um alimento rico em em fibras. As fibras são classificadas em dois grupos, as solúveis e as insolúveis. As solúveis estão presentes principalemente nas frutas (sem casca), e vários estudos sugerem que elas reduzem a absorção de alguns nutrientes como glicose e lipídeos. Já as insolúveis, encontradas em cascas, hortaliças e farelos, são muito úteis para a regularização do ritmo intestinal, pois aumentam o volume fecal e aceleram o trânsito. O farelo de trigo tem principalmente fibras insolúveis, e portanto,é uma aliada para quem sofre com constipação.
As fibras, em geral, não emagrecem, mas têm papel importante na alimentação e podem ser úteis para o emagrecimento. Como não são digeridas elas prolongam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos. Além disso elas normalizam o trânsito intestinal (que um fator importante qnd se fala em peso) e podem estar relacionadas a absorção de determinados nutrientes.
Desta forma, recomenda-se a a ingestão diária de pelos 25 g de fibras, incluidas soluveis e insolúveis, tanto para pessoas que querem emagrecer como para as que já tem seu peso controlado.
Lembre-se que a alimentação para quem quer emagrecer é uma dieta equilibrada, bem distribuída e que deve ser orientada por um nutricionista de acordo com as suas necessidades, preferências e condições. Esta dieta incluirá carboidratos, proteínas, lipídeos, micronutrientes e também fibras. É importante também a ingestão hidrica, lembrando ainda, que a função das fibras é otimizada pela ingestão adequada de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário