É adjuvante nos tratamentos que visam diminuir os níveis de Colesterol no sangue e na prevenção da elevação destes níveis. Sua ação laxante também melhora o funcionamento dos intestinos.
A beringela é uma importante fonte de diversos nutrientes, incluindo flavonóides, aminoácidos, minerais e vitaminas A, E e B5, além de ser um vegetal com baixos teores de lipídios e, conseqüentemente, com baixo valor calórico. Atualmente tem sido amplamente utilizada como alternativa no controle do Colesterol.
O Colesterol, assim como os triglicérides e os ácidos graxos, são tipos de gorduras presentes no sangue em alguns tecidos. Eles são utilizados como fonte de energia, como substrato para síntese de muitas substâncias como, por exemplo, os hormônios, e fazem parte da estrutura da célula humana.
Mas se o Colesterol é importante, quando ele faz mal ao nosso organismo?
Quando estiver em excesso. Quando o nível de colesterol dentro do sangue ultrapassa as necessidades orgânicas, o excesso tende a acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura chamadas de ateromas. Estes depósitos diminuem o calibre do vaso e, como conseqüência, uma menor quantidade de sangue chega aos tecidos irrigados por este vaso, ocasionando uma série de doenças cardiovasculares.
Como a beringela pode favorecer a diminuição dos níveis de colesterol no sangue?
Vários pesquisadores em estudos recentes observaram uma redução no colesterol de baixa densidade(LDL), conhecido como colesterol ruim sem alteração do colesterol de alta densidade (HDL) conhecido como colesterol bom em pessoas que faziam o uso habitual de beringela na sua dieta. Os pesquisadores explicam que ocorre uma inibição na absorção do colesterol, por ligação de algum componente da beringela com os sais biliares, essenciais na absorção intestinal do colesterol.
Beringela ajuda a diminuir o colesterol no sangue, especialmente o LDL e a baixar os níveis de triglicérides. A beringela tem sido ainda recomendada para alterações dos rins, bexiga e uretra, pela sua ação diurética. Ela melhora o funcionamento dos intestinos e parece reduzir a ação das gorduras sobre o fígado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário